Livro: “Tomar a vida nas próprias mãos”. E vídeo sobre a autopesquisa biográfica.

Durante nossa vida temos um desenvolvimento físico, anímico e espiritual. Eles acontecem simultaneamente, mas cada um de nossos corpos tem seu “tempo” de amadurecimento. Existe o momento em que um fala mais alto que outro. Existe situações e experiências que dificultam ou facilitam o amadurecimento de nossos corpos. Enfim, somos o resultado dessa combinação de forças. Em seu livro “Tomar a vida nas próprias mãos” a autora nos mostra com grande detalhe como se dá essa dinâmica nas diferentes épocas de nosso desenvolvimento (setênios), como influênciam nosso pensar, nossas relações, nossa existência.

Não é necessário que você entenda como a Antroposofia aborda essa questão dos setênios pois o assunto é muito bem explicado nos capítulos 2,3 e 4.

Gudrun Burkhard nos apresenta os ciclos comuns (espelhamentos), os eventos que se repetem, ou os que quando reprimimos em determinada fase da vida irá se revelar mais adiante anos a frente.

Com esse conhecimento partimos para um trabalho de retrospectiva de nossa vida (auto-biografia) permitindo um maior auto-conhecimento do passado, do agora e conseguir visualizar e agir sobre o futuro.

O trabalho de autobiografia como proposto no livro serviu para me situar, saber onde estou, observar os fatos que aconteceram comigo a partir de um outro ponto de vista mais positivo e saudável. Ele é diferente do trabalho de auto-conhecimento que é feito na conscienciologia. Na minha opinião, esse trabalho antroposófico apresenta o processo “natural” de evolução do ser humano, o comum. Já no trabalho de busca de missão de vida (próexis) da conscienciologia queremos acelerar o proceso. Apesar de terem raízes filosóficas incompatíveis os dois caminhos são perfeitamente complementares.

O livro é utilizado nos cursos presenciais da GudRun mas você pode ler o livro sem presenciar o curso pois ele muito didático.

Está disponível para venda no site da editora Antroposófica:
https://www.antroposofica.com.br/listaprodutos.asp?idproduto=36719&q=tomar-a-vida-nas-proprias-maos—gudrun-burkhard

Coloquei abaixo dois vídeos curtos.
O primeiro para conhecer a GudRun Burkhard. 3 minutos.

O segundo é uma idéia geral de como funciona a biografia humana na antroposofia. Esse vídeo não vai entrar nos detalhes que encontramos no livro. É só uma introdução de como o tema é abordado na antroposofia. São 18 minutos.


Título: Tomar a vida nas próprias mãos
Sub-título: Como trabalhar na própria biografia o conhecimento das leis gerais do desenvolvimento humano
Autora: Gudrun Barkhard
Editora: Antroposófica
245 páginas
Primeira edição em 2000. Edição mais recente (sexta) em 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s