Livro: A DOUTRINA SECRETA – VOLUME I COSMOGÊNESE

Helena Petrovna Blavatsky, ou simplesmente Madame Blavatsky, foi uma escritora e médium russa que viveu no século 19. Madame Blavatsky é tida como a criadora da Teosofia moderna e também foi fundadora da Sociedade Teosófica.

Neste volume, ela “começa pelo começo”, definindo os primórdios da criação do cosmos e toda filosofia envolvida neste nascimento de nosso universo.

A leitura do texto é extremamente complexa e às vezes desanimadora. O motivo é que todos os volumes de A Doutrina Secreta (são 6 volumes ao todo, com variados temas ocultistas) foram redigidos tendo como base antigas escrituras védicas, muitas vezes textos em sânscrito e hindi. Além disso, no início do projeto, Blavatsky – cuja língua materna era o russo – ainda não dominava por completo a língua inglesa, base da obra, por isso também teve dificuldade de tradução dos originais orientais e em seguida do russo para o inglês. Os volumes foram compilados à várias mãos, tendo como apoiadores desde estudiosos e tradutores indianos, como autores e lordes ingleses. Tudo em prol da Sociedade Teosófica.

O conteúdo se resume em explicar o que está por trás da criação, ou seja, o que havia antes do “acontecimento” do universo como o conhecemos. Para tal, é utilizada uma técnica de escrita com bastante figuras de linguagem, parábolas e metáforas, típica de antigas escrituras como documentos sagrados, a Bíblia e outros volumes.

Há, no entanto, alguns lampejos de informação mais direta, como por exemplo as estimativas de duração dos “dias e noites” cósmicos, que seriam a duração do universo; a caracterização e hierarquia dos primeiros habitantes ou anjos co-criadores de tudo, dentre outros temas.

O livro é divido em 7 partes chamadas Estâncias. Cada estância deriva de um documento original e explica uma parte da gênese, desde “sopros” de criação iniciais, até a formação da matéria como a conhecemos. Também há uma explicação sobre como são montados os diversos “planos” da existência, onde apenas alguns deles são planos materiais e os demais planos etéricos e espirituais. Curioso também o fato de que alguns argumentos, por mais metafóricos que possam ser, dialogam com os modernos entendimentos da dinâmica do cosmos, como expansão linear, velocidade de distanciamento das galáxias e outros pontos.

Todo material é base da Teosofia e ocultismo modernos e os volumes de “A Doutrina Secreta” são considerados por seus seguidores como sendo a grande Bíblia de sua filosofia.

NÍVEL: Obra de leitura extremamente técnica e difícil, indicado apenas para leitores que já se iniciaram no tema da cosmogonia ou Teosofia. Leitores jejunos terão dificuldade tanto em termos técnicos e traduções do sânscrito como ideias e conceitos que são particulares à Teosofia ocultista. Sugestão de leitura de outras obras do tema antes de mergulhar nestes volumes.

A DOUTRINA SECRETA – VOLUME I COSMOGÊNESE
AUTOR: HELENA PETROVNA BLAVATSKY (tradução de Raymundo Mendes Sobral)
ANO: 1980/2018 (1ª Edição/24ª Reimpressão | Original de 1888)
EDITORA Pensamento
340 páginas


Referências externas:

No vídeo abaixo, Isis Resende da Sociedade Teosófica nos conta a história de Madame Blavatsky.


Post criado por:
Pedro Nunes Neto

Pedro tem background em tecnologia da informação, e é bacharel em fotografia. É astrônomo amador, amante da natureza e aprendiz eterno da espiritualidade. Universalista convicto, é leitor de temas como física quântica, doutrinas orientais, Conscienciologia, ocultismo, cosmogonia, ufologia e meditação.

Email: pedrones@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s