Tenepes é igual ao Reiki? (2/4)

Pessoas aplicando Reiki.Fonte: https://flic.kr/p/XZk17u

Esse é o segundo de uma série de 4 posts sobre Tenepes:

  • O que é a Tenepes? Nesse primeiro post explico o que é a Tenepes, como é a técnica, o que é preciso, quem pode e não pode praticar.
  • Tenepes é igual ao Reiki? É esse post que você está lendo. Usei o Reiki como comparação pois me fazem essa pergunta frequentemente.
  • A energia usada na Tenepes é a mesma do Reiki? Já essa, é uma dúvida dos terapeutas holísticos. Usei o Reiki para comparação mas serve para entender outras práticas espirituais e terapêuticas.
  • No último post faço um resumo de livros sobre Tenepes.

Tenepes é uma prática assistencial multi-dimensional. O público alvo desses posts são os que querem entender o que é a Tenepes a fundo. Por isso são longos. Não foram escritos para os curiosos de fim de semana. É para quem leva a sério questões como evolução, trabalho com energias, consciência, ajuda ao próximo.

Por mais de uma vez, já me pergutaram se Tenepes é algum tipo de Reiki. Então resolvi escrever esse post para esclarecer a questão.

Apesar de ser novato na Tenepes e no Reiki (até nível 2 – não tenho nível de mestre Reiki) me sinto confortável em fazer uma comparação estritamente técnica, da mecânica dessas práticas.

Importante dizer que não faz sentido comparar se uma técnica é melhor ou pior que a outra pois elas foram criadas para diferentes fins. Vamos começar a partir desse ponto.

A QUE SE DESTINA CADA UMA DESSAS TÉCNICAS?

O Reiki é uma prática comumente utilizada para enfermidades físicas, emocionais e espirituais de alguma pessoa ali deitada na frente do reikiano. O Reiki vai além dessa minha curta descrição. Tem muita informação disponível pela Internet, sendo assim, não vou entrar em detalhes.

A Tenepes é uma prática para auxiliar o processo de re-urbanização extra-física do planeta com benefícios evolutivos, em especial o desenvolvimento mental pelo ganho de lucidez do praticante. A Tenepes também vai além dessa curta descrição. Para saber em detalhes o que é a Tenepes, leia o primeiro post da série clicando aqui.

SEMELHANÇAS. QUAIS AS SEMELHANÇAS ENTRE UMA TENEPES E O REIKI?

  • Todas as duas fazem uso de energia para fins assistenciais.
  • O Reiki trabalha nos diversos corpos sutis assim como a Tenepes.
  • O Reiki assim como a Tenepes atendem pedidos de pessoas que estão distantes fisicamente. Em outro lugar.
  • O local de prática de todas as duas deve ser preservado, sem passa-passa, precisa ser local de bons pensamentos etc.
  • Tanto no Reiki quanto na Tenepes, a energia pode ser direcionada para uma pessoa, para um animal, para o planeta, para uma empresa, para um local físico, até mesmo para um pensamento.

DIFERENÇAS. QUAIS AS DIFERENÇAS DA TENEPES PARA UM REIKI?

Vamos lá:

  • Sob o ponto de vista histórico o Reiki permitiu que muita gente tivesse seu primeiro contato com uma prática energética. O Reiki foi o primeiro passo para pessoas que buscavam um desenvolvimento espiritual menos religioso. O número de reikianos é muito grande. Chega a ser incomparável ao número de tenepissistas.
  • No Reiki, não existe uma cooperação lúcida entre o praticante e o guia espiritual. Existe cooperação, mas não é, nem tenta ser lúcida. Na Tenepes sempre tem um amparador do lado coordenando tudo que acontece e o praticante tenta ao máximo um trabalho em grupo, ombro a ombro.
  • Com o Reiki é possível auferir lucros e fazer disso uma profissão. Com a Tenepes não há qualquer possibilidade de ganhos financeiros diretos ou indiretos.
  • O Reiki é aceito pelo SUS, a Tenepes não 🙂
  • No Reiki você pode atender uma pessoa física ali na sua frente na maca fazendo uma “imposição de mãos”. Na Tenepes não pode ter pessoa física de carne e osso sendo atendida presencialmente.
  • No Reiki podemos escolher quem será atendido e receber pedidos de ajuda. Na Tenepes podemos receber pedidos, fazer uma lista de pessoas mas no final das contas não somos nós quem decide. Na Tenepes, quem decide é o amparador. Na Tenepes a gente “não manda” em nada. De forma geral, o amparador da Tenepes sabe das capacidade e limitações do tenepissista e vai trazer ali para a a assistência apenas situações que você tem capacidade para suportar. Eventualmente trará casos um pouco acima da sua capacidade para você amadurecer. Mesmo sem uma lista de pessoas que serão beneficiadas a Tenepes acontece.
  • No Reiki temos aquelas sequências e ordens dos chacras que serão trabalhados. Na Tenepes não tem um processo fixo. Você e o amparador vão se ajustando. Com o tempo o tenepissista descobre que tem um estilo de assistência. Seria como dizer que se o Reiki tem mais de 100 variações de estilos como Karuna, Usui, Xamânico, na Tenepes cada pessoa tem seu estilo, sua forma de fazer.
  • Para iniciar o Reiki não é preciso ter experiência com energia. Na Tenepes é necessário certo nível de domínio. Clique aqui e veja no primeiro post o que é necessário para praticar a Tenepes.
  • No Reiki pode-se ter altar, vela, música. Na Tenepes não se usa qualquer elemento externo além da própria consciência, vontade, intenção e energias.
  • A Tenepes é um acordo para o resto da vida. Na Tenepes, todo dia você tem que estar ali. Faça chuva ou faça sol, fim de semana ou feriado, tem que honrar o compromisso. No Reiki você pode fazer um atendimento hoje. Outro na semana que vem. É bem menos rígido.
  • No Reiki, assim como qualquer outra prática energética, o terapeuta vai virar isca quando fizer um atendimento. Queira o terapeuta ou não. Saiba ele o que é iscagem ou não. Mexeu com energia vai iscar. Na tenepes o processo de iscagem vai ser uma constante em sua vida e você vai atrair energias e seres para você levar para casa intencionalmente e depois ajudá-los na sua Tenepes diária. Assunto seríssimo. É o que chamam de iscagem lúcida. Clique aqui para ler uma explicação dessa iscagem (arquivo pdf). Se você é terapeuta tem que saber o que é isso. Assunto obrigatório.
  • Na Tenepes há um estímulo para desenvolvimento mentalsomátivo pró-evolutivo. Todos os dias o amparador vai lhe promover experiências, trazer informações, criar sincronicidades. E nisso você vai percebendo situações no dia a dia, ampliando a visão. Tudo é material para você repensar sua conduta, os pontos para você melhorar como pessoa. Como diz o prof. Laênio Lorche, a tenepes faz saltar aos olhos as incoerências pessoais. O desenvolvimento mental e da personalidade não é o foco do Reiki.
  • No Reiki, ao iniciar, invocamos o mestre Mikao Usui. Colocam a foto dele ou a de um ser assencionado. Se é o próprio Mikao Usui que vem, ou se é algum enviado do “time” dele não sabemos. Na Tenepes não invocamos um mestre. É um amparador que não sabemos o nome e com o tempo vamos conhecendo seus sinais, percebendo sua presença. Não se usa fotos ou imagens para evitar gurulatria. Na Tenepes não cabe adoração a um ser superior. O amparador da Tenepes não quer ser adorado. Ele quer trabalho ombro-a-ombro. Quer compromisso. É uma espécie de fraternidade. Algumas vezes a relação é fria mas não perder o bom-humor. Nessa relação entre o tenepissista e o amparador predomina o racional sobre as emoções.
  • Reiki não é prática central na vida de uma pessoa (exceto para os mestres que se entregam à prática). Ou seja, você pode ser um reikiano que pratican eventualmente. Já a tenepes passa a ser um pilar na vida da pessoa. Acontece além do horário marcado. Acontece 24 horas.
  • Reiki tem curso e certificado para que você possa comprovar a linhagem dos ensinamentos. Tenepes não tem curso, porém tem inúmeros pré-requisitos. Clique aqui e veja os pré-requisitos que coloquei no primeiro post sobre o assunto. Para lhe ajudar a tomar uma decisão existe dinâmicas e laboratórios para experimentar a Tenepes. Isso mesmo, existe um laboratório com amparadores especializados disponíveis para te mostrar como a coisa funciona… Minha experiência no laboratório em Foz do Iguaçu foi crucial para tomar minha decisão em praticar a Tenepes.
  • Na Tenepes você dá “passividade” e ocorre uma possessão ou semi-possessão benigna. Você vai para um estado AMPLIADO de consciência.

Por último e não menos importante queria dizer que o praticante da Tenepes é OBRIGADO a viver em um estado de reciclagem íntima. Você pode jogar energia para muita gente, mas se não faz um processo de reciclagem íntima de forma organizada, ficará estagnado e não vai ter a evolução pessoal. Vai ser entendiante para você e para o amparador da Tenepes.

Falando em tédio, encerro por aqui colocando um curto vídeo onde o professor Waldo revela como o amparador da Tenepes é escolhido.

No próximo post responderei a pergunta: A energia utilizada na Tenepes é a mesma energia do Reiki?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s