A energia da Tenepes é a mesma do Reiki? (3/4)

Aplicação de Reiki na UBS Guabiroba da prefeitura de Pelotas.
por Lucas Pereira: https://flic.kr/p/2efnkoR

Esse é o terceiro de uma série de quatro posts sobre TENEPES.
Confira os dois posts anteriores:
O que é Tenepes? (1/4)
Tenepes é igual ao Reiki? Como se comparam? (2/4)

TENEPES USA A MESMA ENERGIA DO REIKI?

A resposta simples e direta é: Não, não é a mesma energia.
A resposta completa está abaixo.

O fluxo da energia no Reiki é assim: o terapeuta recebe uma energia pelo topo de sua cabeça. Ela desce passando por dentro de seu corpo, e sai pelas suas mãos. Podemos então observar dois momentos. Um primeiro momento que é a energia que vem de fora e entra no terapeuta. E um segundo momento que é quando a energia passa pelo corpo e sai do terapeuta. Explico abaixo seguindo essa mesma ordem.

PRIMEIRO: A ENERGIA QUE ENTRA

Sendo mais rigoroso, a palavra Reiki que dá o nome da técnica, vem do japonês e significa energia que vem “de cima”, “do universo”. Essa energia é o Reiki.

Na tradução para o português, resolveram chamá-la de “divina”. Mas essa energia não vem de Deus diretamente. Divina é só um adjetivo significando pureza, energia superior. Suspeito que para facilitar a entrada da técnica no Brasil, país com forte influência católica, resolveram chamá-la de “divina”. Ao imaginar uma energia divina, o terapeuta reikiano concentra sua mente no melhor, no mais saudável e faz isso com confiança. Pois afinal, se ela é divina, possui os melhores atributos possíveis a qual tento me sintonizar.

No caso da Tenepes não existe esse conceito de receber uma energia “divina”. Os amparadores (guias, espíritos) que estão ali podem decidir usar as energias deles, usar energias de sua central extrafísica, ou usar a energia do praticante tenepissista. Pode decidir combiná-las. A decisão é tomada caso a caso, não há regras, e quem decide é o amparador.

SEGUNDO: A ENERGIA QUE PASSA E SAI

Como dito acima, a energia do Reiki segue um caminho. Ela vem de fora, entra pelo topo da cabeça (chacra da coroa), daí desce para o chacra do coração e dali segue para as mãos onde é exteriorizada pelo palmo-chacras. Isto é como se dá de forma geral. Como há centenas de variações de Reiki não posso afirmar que esse caminho seja igual para todas técnicas. Pode variar. O importante é que quando a energia do Reiki entra no terapeuta ela assume características do terapeuta.

A energia que entra muda. O contrário não faria sentido. Se a energia que entra no terapeuta fosse a mesma energia que sai não precisaríamos de terapeutas reiki. Logo, podemos afirmar que:

Uma energia que entra no terapeuta é sempre diferente da energia que sai através ele.

Ao passar por uma pessoa ela muda seu padrão assumindo características pessoais. Os espíritas já cansaram que explicar isso. Mas vou dar exemplos de outras situações para expandir a aplicação do conceito:

  • Sua energia quando pensa no cartão de crédito é uma, pensando no bem de todo o planeta é diferente.
  • A energia que sai de um terapeuta feliz é diferente da energia desse mesmo terapeuta triste.
  • A energia de quem se dedica faz 10 anos é uma, a do novato é outra.
  • A energia de irmãos gêmeos idênticos é diferente entre eles.
  • A energia que sai pelo chacra da mão de um terapeuta é diferente da energia que sai pelo chacra da região do umbigo do mesmo terapeuta.

Em resumo:
“A energia emitida de dois terapeutas é sempre diferente, independente da técnica utilizada.

Esse argumento já esclarece a pergunta principal desse post. As energias não são iguais.

Cabe então a pergunta que me perseguiu durante um bom tempo: Se a energia que sai de cada terapeuta é diferente, como é que o Reiki pode garantir que seus procedimentos funcionem?

Pois bem, uma das funções dos amparadores do Reiki (guias) é criar “filtros”. Aprendi isso no “O Grande Livro de Símbolos do Reiki” de Mark Hosak e Walter Lubeck, pag 64. Lá diz que é criado uma proteção energética que evita que o paciente receba energia além do que é necessáriou ou receba muita energia “pessoal” do terapeuta. Mas lá também fala que o filtro não é perfeito. Ou seja, o reikiano tem a responsabilidade de cuidar de suas energias.

Voltando ao foco da comparação do Reiki com a Tenepes….

Na Tenepes o caminho da energia não é importante e não há um local de saída definido. Na Tenepes, a energia pode sair pelas mãos, pelo coração, pela coroa, pelo corpo inteiro etc. A característica dessa energia também leva a assinatura do praticante. Quando ocorre um acoplamento (união de corpos sutis) entre o “guia” da Tenepes e o praticante as energias se “misturam”. Para o praticante da Tenepes o que importa é que suas energias pessoais serão usadas. Então, assim como no Reiki, na Tenepes a qualidade das energias pessoais é algo bem relevante que não pode ser esquecido pelo praticante.

Então, existe sim uma diferença de padrão nas energias do Reiki e da Tenepes.

E qual o padrão da energia da Tenepes? Podemos dizer que na Tenepes há uma predominância de uma energia com forte aspecto CONSCIENCIAL, pois se objetiva trabalhar a pensenidade. A saúde física é importante mas não é o que motiva a prática.

Espero ter conseguido mostrar que as energias da prática da Tenepes são diferentes das energias do Reiki em diversos aspectos. Acredite que simplifiquei o assunto. As energias conscienciais não se classificam numa simples faixa de frequência como gostariam os cientistas. Para dar um gostinho de como o assunto pode se tornar bem mais complexo veja o vídeo abaixo. É bem curtinho e abrirá a mente para refletir na seguinte afirmação: Cada dimensão tem uma diversidade própria de energias. E há mais dimensões do que imaginamos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s