Livro: Sutra do Buda da Medicina

Livro: O Sutra do Buda da Medicina
Título original: Sutra of the medicine Buddha
Autor: Venerável Mestre Hsing Yün
96 páginas – 1a edição Setembro de 2018
Editora: http://www.editoradecultura.com.br/

Descrição geral, índice, sumário você encontra aqui no próprio Templo Zulai:
https://templozulai.org.br/livros_sutra-do-buda-da-medicina

Comprei esse livro em 2019 quando fui visitar o templo Zulai em SP. O templo Zulai me tele-transportou direto para os lugares que conheci na China. Recomendo que se você tiver uma oportunidade visite o templo. Visite antes seu site (https://www.templozulai.org.br/) e consulte a agenda de cursos e eventos. Assim você aproveita mais.

Antes de sair de lá, passamos por um refeitório e por uma pequena loja com lembranças, amuletos, insenso e uma estante de livros com publicações próprias. O assunto saúde me interessa e apesar de não ser um budista nessa encarnação, comprei esse livro.

O templo Zulai é um lugar harmônico, agradável, bonito assim como tudo mais que esses mestres budistas realizam. O livro Sutra da Medicina é feito o templo. Seu conteúdo, a apresentação, o tom de todo o texto, a construção das idéias, as explicações, a apresentação gráfica. Tudo em equilíbrio.

O nome original do livro é bem longo: O SUTRA DAS MERITÓRIAS VIRTUDES E DOS VOTOS ORIGINAIS DO BUDA DA MEDICINA DA RADIÂNCIA DO PURO CRISTAL.

Vou explicar:

  • Sutra significa um texto, uma escritura, com os ensinamentos do Buda. Lembrando que o Buda não escreveu nada. Seus ensinamentos eram orais e seus discípulos escreveram. Esse sutra em específico narra como o Buda expôs as “meritórias virtudes” do Buda da Medicina para um grande grupo de monges, bodisatvas, reis e pessoas cultas.
  • Buda“, significa um estado de consciência. Normalmente quando alguém fala de Buda está se referindo ao Buda Shakyamuni (o príncipe Sidarta que se iluminou na figueira). Mas há incontáveis seres que atingiram esse estado de Buda. Um desses é o Buda da Medicina.
  • Meritória. Vem do mérito em seguir os ensinamentos. Não é de graça. Não se chega lá sem esforço. Também remete aos benefícios. Há benefícios para quem segue o caminho.
  • Votos” são as preces, crenças, pilares, juramentos, mantras, afirmações que o Buda da Medicina praticava enquanto era bodisatva. São histórias, diálogos, poemas que nos ensinam sobre a forma correta de viver.
  • Radiância do puro cristal” se refere à radiância da Terra Pura, ou um “campo búdico”. Uma Terra Pura, um campo búdico, é a “esfera de influência espiritual de um buda específico”. Puro Cristal significa qualidades de clareza, resplandecência. Nesse caso, é a Terra Pura criada pelo Buda da Medicina, enquanto ainda era um bodisatva. Um lugar livre das causas de sofrimentos. Nesse “lugar” habitam seres sencientes, bodisatva (consciexes evoluídas, espíritos elevados) que ajudam os demais na busca da libertação. Toda prática religiosa nos promete um lugar como esse. Mesmo na Conscienciologia ou no Espiritismo que não se consideram religiões, temos as comunexes avançadas, ou as cidades astrais como o Nosso Lar. Na Umbanda, temos Aruanda. Nos grupos de projeção astral muita gente já foi visitar cidades e lugares distantes. Não estou dizendo que só existe um lugar único no plano extra-físico ou que são iguais ou que um é mais avançado ou superior que outro. Não é isso. Faço essa analogia por dois motivos. Primeiro para que se entenda o que eles estão falando pois no budismo nem tudo é dito às claras. E também que não pareça uma loucura o que se conta no livro.

O sutra em sim, o original foi escrito em sânscrito e traduzido para o chinês no século VII. Existem outras traduções de outros mestres. A minha escolha pela versão de Hsing Yun foi por conveniência. Estava passando e comprei.

Importante que se deixe claro, o livro não é o Sutra. O livro está organizado em duas partes.
A primeira parte é o Sutra com os comentários do mestre. Na segunda parte coloca-se o sutra de lado e mestre HSing Yun vai tratar do budismo e sua teoria médica.

PRIMEIRA PARTE – O SUTRA

Uma explicação do sutra está no primeiro vídeo no final dessa página.
O sutra em si pode ser encontrado na internet. É composto por doze votos e diálogos. Cada voto toma cerca de um parágrafo. E não cabe aqui colocá-los. No texto há uma sugestão de ética, de uma forma de se viver de forma a se remover os obstáculos cármicos.

Diz o livro que “todas as enfermidades e sofrimentos podem ser extirpados pela recitação do mantra do Buda da Medicina“. O mantra cantado pode ser escutado também no final dessa página.

O livro é uma mistura de ensinamento mental, com o desenvolvimento de suas próprias capacidades e uma promessa de benefícios e o preço a se pagar quando não se segue o caminho proposto.

O livro faz muitas promessas. Se você praticar por tanto tempo, ou se seguir o caminho o Buda lhe garantirá determinados benefícios em vida. Além disso há os ganhos no pós-morte com seres sencientes lhe aguardando. E se tudo certo, você poderá ser encaminhado à Terra Pura. Não há garantias. Depende do resultado do julgamento. Sim, há um Rei com sua “ficha corrida” responsável pelo julgamento quando você morrer.

Além dos bodisativas e outros elevados, nesse livro você vai ouvir falar dos espíritos maléficos que residem na natureza, escalas de mundos extra-físicos, dietas, o tempo necessário de prática… Para alguns o livro vai soar de certa forma fantasiosa, mas não duvido que seja próximo disso que está narrado lá.

O livro exige exclusividade, é condição contratual. Não admite que se pratique caminhos de outra fé. Ou você se entrega ao Buda da Medicina com fé íntima verdadeira, ou esqueça. E reconhece que quem ainda não atingiu os dez estágios de evolução do bodistava não será capaz de compreender “a verdadeira natureza” das práticas sugeridas. Apesar disso, as recomendações de conduta são compatíveis com todas as religiões ou ética que existe por aí. Logo, mesmo que você não seja agraciado pelo Buda vai ter uma vida melhor pelo próprio valor da ação em si. Eu mesmo, não vou praticar o mantra e as preces do Buda da Medicina. Mas na minha pesquisa sobre os valores essenciais, sobre a conduta adequada, o livro agregou bastante e voltarei a consultá-lo.

SEGUNDA PARTE: BUDISMO, MEDICINA E SAÚDE

Essa segunda parte é uma introdução, uma pincelada como os budistas enxergam a medicina. Tratam desde o ponto de vista da “verdadeira saúde” que são corpo e mente integrados como uma coisa só.

muita semelhança com a medicina tradicional chinesa, mas outros pontos são adicionados como a prática do Darma. O Darma constitiu o medicamento perfeito para uma mente aflita, assim como para um corpo doente. Também é adicionado práticas espirituais, arrependimento e boas ações. E nos ensina sobre presença dos três venenos: cobiça, raiva e ignorância.

Para o budismo, nesse livro, na visão do mestre HSing Yun, o corpo é formado por 4 elementos: terra, água, fogo e ar. Cada um dos quatro elementos pode causar 101 doenças, totalizando então 404 doenças possíveis. O elemento terra está relacionado com o corpo pesado, rígido e doloroso como a artrite. O elemento água, relacionado com diarréia, dores de estômago e digestão. O fogo com febre, constipação e dificuldade de urinar. O Ar com dificuldades respiratórias e vômitos.

O livro abre referência para leituras que pretendo fazer futuramente. Coloco aqui as que me despertaram mais interesse para aprofundamento:

  • O Sutra do Diagnóstico do Buda
  • O Sutra sobre a Cura das Distrações Mentais da Meditação Inadequada
  • Discursos Graduais do Buda sobre o desequilíbrio do chi.
  • Grandes Técnicas para Acabar com a Ilusão e Ver a Verdade

O livro termina com duas páginas sobre a contribuição dos monges para a medicina.

A QUEM SE DESTINA

É um livro fácil de ser lido. Que apesar de usar termos do budismo contém um glossário que facilita bastante o entendimento. Não é necessário saber de budismo, porém, se você não tem idéia básica do que é o budismo não recomendo a leitura. Seu conteúdo está muito relacionado com a prática de meditação chan (zen). Aos praticantes do zen, então fica a recomendação.

Não encontrará no livro os rituais, e soluções para uma doença específica.
Não é um livro de prescrição, receitas ou formas alternativas de diagnóstico ou tratamento. É sobretudo um livro de orientação espiritual. Quem está buscando soluções para saúde como homeopatia, passes energéticos, cristais ou entender mais a fundo a medicina tradicional chinesa esse não é o livro para você.


Introdução ao Sutra do Buddha da Medicina, com Henrique Pires (6 minutos)

O mantra cantado em três versões:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s