Livro: Epopéias da Índia Antiga

Um pequeno livro dotado de uma grande alma: este é o curto resumo desta obra de Swami Vivekananda. Vivekananda, que em sânscrito significa a bem-aventurança (ananda) no discernimento (viveka), nasceu em Bengali no ano de 1863 e foi um grande guru-yogue-escritor da Índia Moderna. Discípulo de Sri Ramakrishna, Vivekananda tinha uma grande habilidade com as palavras e um grande conhecimento das filosofias orientais, mais especificamente do Kriya Yoga e do Hinduísmo. Além de publicar diversos livros, Vivekananda também realizou algumas viagens para fora da Índia, sobretudo para os Estados Unidos, onde palestrou em diversas cidades e abriu caminho para a chegada posterior de Paramahansa Yogananda.

Pois bem, este livro é um pequeno resumo das principais fábulas, escrituras e da história do hinduísmo e do yoga. O autor recortou as principais partes de obras como o Ramayana, o Mahabharata e o Bhagavad Gita (clássicos hindus) e fez seus comentários explicativos acerca destes ensinamentos. Ele também descreve pequenas histórias paralelas que serviam de ensinamentos para os devotos do hinduísmo.

Em seguida, Vivekananda também faz um breve resumo das personalidades marcantes da história da filosofia hindu e da espiritualidade: Krishna, Buda, Jesus Cristo e Ramakrishna, com ênfase neste último, por ter sido seu guru e convivido com o autor durante muitos anos. O livro é um apanhado brilhante sobre a cultura e filosofia hindu. Curadoria perfeita dos trechos de grandes obras e pequenas histórias acessórias. O leitor mergulha no universo do hinduísmo e de quebra ainda ganha histórias bem exclusivas envolvendo os grandes mestres.

OBSERVAÇÃO: O volume em questão, apesar de ter sido impresso em 1948, foi adquirido por mim intacto, num sebo em São Paulo, e suas páginas ainda conservam um curioso aroma de flores. Pelo aspecto interno do livro e das páginas, é possível que seu dono anterior nunca o tenha usado.

NÍVEL:

Todos os níveis. Apesar de ser um texto totalmente focado na cultura e filosofia hindu, o leitor não terá problemas em entender o conteúdo dos romances pois o autor explica as passagens citadas. Da mesma forma como poderá o leitor ter um retrato bem definido das personalidades apresentadas. No entanto, leitores já habituados com o universo do hinduísmo tenderão a aproveitar melhor a obra.

Livro: EPOPÉIAS DA ÍNDIA ANTIGA
AUTOR: Swami Vivekananda
ANO: 1948 (1ª Edição)
189 páginas
EDITORA Pensamento (www.grupopensamento.com.br)


Post criado por:
Pedro Nunes Neto

Pedro tem background em tecnologia da informação, e é bacharel em fotografia. É astrônomo amador, amante da natureza e aprendiz eterno da espiritualidade. Universalista convicto, é leitor de temas como física quântica, doutrinas orientais, Conscienciologia, ocultismo, cosmogonia, ufologia e meditação.

Email: pedrones@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s