Livro: Introdução à Filosofia Chinesa Clássica

MOTIVAÇÃO
Começo esse post com o óbvio: os chineses pensam diferente. Principalmente em suas origens, lá atrás, milhares de anos. A visão de mundo era outra. E foi essa cosmovisão da antiguidade que permitiu brotar todo o conhecimento sobre consciência, energias e como cultivá-las.

Entender os princípios do pensar chinês é importante para os que querem se aprofundar na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) ou nas correntes como taoísmo e budismo. Acredito que isso nos dá um sentido maior e nos aproxima do holopense e das forças que criaram essas escolas.

Tenho ido atrás desses conhecimentos e com o tempo publicarei aqui no blog alguns livros que me foram úteis nesse caminho. O primeiro desses livros é “Introdução à filosofia chinesa clássica” de Bryan Van Norden.

IDEIA PRINCIPAL:
Como diz o título, o livro é uma introdução aos principais pensadores chineses. O livro segue uma ordem cronológica mostrando o contexto social político de cada época. Como introdução, aborda apenas os pensadores e as escolas de maior relevância.

ORIGINALIDADE:
O que não está dito no título é que também é uma introdução à filosofia de forma geral.
O professor apresenta conceitos básicos de filosofia e traça um paralelo entre o pensamento chinês e o pensamento ocidental. E isso é bem importante pois os chineses escreviam com uma forma muito poética. As interpretações, os paralelos que faz o professor nos ajudam a entender o que eles queriam nos dizer.

A QUEM SE DESTINA:
Van Norden é considerado um dos 300 melhores professores universitários dos Estados Unidos. Como bom professor consegue transmitir as idéias e escreve de forma muito agradável. O livro não é cansativo. Qualquer um pode ler esse livro. É bem introdutório. É um excelente início!

MAS ATENÇÃO!
Professor Bryan Van Norden não é um iniciado e se limitará ao território que domina: o nível conceitual, o mundo das idéias. É um acadêmico da filosofia. Não espere que uma pessoa que tem dificuldade para entender o que é energia qi consiga atingir conceitos mais profundos como o Tao.

Também não espere respostas para questões existenciais. Os sábios filósofos de antigamente não deixaram respostas prontas. Eles nos deixaram caminhos. Nos falaram sobre forma de viver e de nos relacionarmos. Seguindo essas orientações chegaremos a nossas próprias respostas.

Minha sugestão é que o interessado leia esse livro como um primeiro panorama. Daí então o leitor terá condições de escolher um pensador ou escola de pensamento que mais se afiniza para posteriormente se aprofundar.

Recomendo.


Livro: Introdução à Filosofia Chinesa Clássica
Autor: Bryan W. Van Norden
328 páginas
Ano: Original em inglês 2011, traduzido para o português em 2018
Editora: Vozes (www.vozes.com.br)


Referências externas:

No vídeo abaixo professor Bryan Van Norden trata dos temas encontrados no livro.
Infelizmente, o vídeo está apenas em inglês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s