Livro: Qual é a tua obra?

Algumas áreas que me interessam no caminho espiritual é o da filosofia, do propósito de vida e sua relação com o mundo corporativo. O livro “Qual é a tua obra?” de Mário Sérgio Cortella se encaixa perfeitamente nesses três temas e não resisti lê-lo.

A idéia central é a realização do sentido da vida pela via do trabalho. Cortella desenvolve a ideia abordando temas habituais do mundo empresarial como ética, moral, sinceridade, ambição, arrogância, motivação de equipes, liderança e gestão.

Diferentemente de seus colegas de prateleira, “Qual é a tua obra?” é um livro de filosofia leve. De fácil leitura. É como se estivéssemos batendo papo com o Cortella. A falta do rigor argumentativo, as letras grandes e espaçadas, tudo isso contribui para a fluidez da leitura.

O livro foi estruturado em capítulos independentes como uma coleção de posts de um blog. Esse formato talvez tenha sido escolhido exatamente para quebrar a formalidade e atingir um público mais amplo. Inevitavelmente, quando se fala para o público em geral corre-se o risco de ficar na superficialidade. Sendo assim, não espere encontrar profundidade de um bate papo rápido e informal.

Ainda sobre a forma, é preciso dizer que o autor segue o velho padrão argumentativo dos filósofos onde primeiro elucidam a etimologia (origem) das palavras, depois citam religiões e comentários de diversos filósofos. Nada mais sem graça e monótono. Cortella faz isso. Contudo, não comete o erro de ficar em cima do muro e deixa bem claro sua opinião pessoal. Compartilha suas experiências profissionais como consultor de empresas e na Secretaria da Educação de São Paulo, período que conviveu com o educador Paulo Freire. E é assim que o livro sai do batidão e ganha vida própria, originalidade.

Tudo isso o torna um livro “filosoficamente despretensioso” num sucesso absoluto de vendas. Já está em sua 25a edição.

Não é um livro essencial, mas admito que tive alguns bons insights ao lê-lo.

Recomendo exclusivamente para os que estão dentro do mundo corporativo.
Se você está fora do mundo empresarial não leia, não será sua praia.


Livro: Qual é a tua obra?
Sub-título: Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética
Autor: Mário Sérgio Cortella
142 páginas
Ano: 2018
Editora: Vozes (www.vozes.com.br)


Referências externas:

Cortella tem canal próprio no youtube com mais de 1 milhão de seguidores. Diferentes temas organizados em vídeos de curta duração.
https://www.youtube.com/c/CanaldoCortella/videos

No vídeo abaixo (que não se encontra no canal do Cortella) temos uma palestra em que o autor fala do tema “Qual é a Tua Obra?“. A palestra é uma defesa de que podemos realizar um trabalho com um sentido maior de vida. A palestra serve como motivação e seu conteúdo não substitui o livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s